terça-feira, 11 de junho de 2013

Bebê recém-nascido é abandonado na noite mais fria do ano em Curitiba

Bebê recém-nascido é abandonado na noite mais fria do ano em Curitiba

Polícia recebeu uma denúncia anônima sobre o abandono.
Bebê estava com a marca do teste do pezinho.



Policiais do Corpo de Bombeiros de Curitiba encontraram, na noite de quinta-feira (9), um bebê recém-nascido. De acordo com os bombeiros, a criança ainda tinha a marca do teste do pezinho, estava de fralda e enrolada em um cobertor fino. A estimativa é de que ela tenha cerca de três dias de vida.

A noite desta quinta-feira, foi a mais fria da capital paranaense, neste ano, com temperatura média de 8º C e sensação térmica de 3,9º C. O bebê foi encontrado em frente a uma casa na Rua Alfredo Vieira Barcelos, no bairro Uberaba. A polícia recebeu uma denúncia sobre o abandono da criança, aproximadamente, às 22h de quinta-feira. A viatura chegou ao local 15 minutos após a denúncia e, segundo os policiais que atenderam a ocorrência, o bebê “estava ficando roxinho”.
A criança foi atendida por um médico no local e encaminha ao Hospital do Trabalhador. O departamento de assistência social informou que a criança é uma menina e que está em observação.
Nenhum morador teria visto quem abandonou a criança.
Fonte: G1 Paraná
http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2011/06/bebe-recem-nascido-e-abandono-na-noite-mais-fria-do-ano-em-curitiba.html


ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - ECA

Art. 8° - É assegurado à gestante, através do Sistema Único de Saúde, o atendimento pré e perinatal.
§ 1° - A gestante será encaminhada aos diferentes níveis de atendimento, segundo critérios médicos específicos, obedecendo-se aos princípios de regionalização e hierarquização do Sistema.
§ 2° - A parturiente será atendida preferencialmente pelo mesmo médico que a acompanhou na fase pré-natal.
§ 3° - Incumbe ao Poder Público propiciar apoio alimentar à gestante e à nutriz que dele necessitem.
§ 4º Incumbe ao poder público proporcionar assistência psicológica à gestante e à mãe, no período pré e pós-natal, inclusive como forma de prevenir ou minorar as consequências do estado puerperal.
§ 5º A assistência referida no § 4o deste artigo deverá ser também prestada a gestantes ou mães que manifestem interesse em entregar seus filhos para adoção.


§4º - “Incumbe ao poder público proporcionar assistência psicológica à gestante e à mãe” note que o próprio artigo fala que cabe ao poder publico fornecer assistência psicológica ágestante e a mãeno período pré e pós-natal”, durante e depois da gestação, inclusive como forma de prevenir ou minorar as consequências do estado puerperal”, ou seja, até que esta mãe tenha sua recuperação como antes da gravidez.


§ 5º “A assistência referida no § 4o deste artigo” psicológica e os acompanhamentos médicos,deverá ser também prestada a gestantes ou mães que manifestem interesse em entregar seus filhos para adoção” note que o artigo deixa claro que alem das gestantes, mães podem manifestar seu interesse de entregar seus filhos para adoção, vale ressaltar que o artigo diz “seus filhos” e não especifica as idades, alem de trazer no contexto entre gestantes e mães a palavra “ou” que leva o sentido de “também”, então serve para qualquer mãe.


Vale lembrar que assim que qualquer mãe ou gestante decidir entregar seus filhos para adoção a mesma deve ser encaminha obrigatoriamente a Justiça da Infância e Juventude, conforme diz o Artigo 13º Parágrafo Único.


Parágrafo único. As gestantes ou mães que manifestem interesse em entregar seus filhos para adoção serão obrigatoriamente encaminhadas à Justiça da Infância e da Juventude.

Fonte: http://ecaeconselhotutelar.blogspot.com.br/2012/08/toma-que-o-filho-e-teu-o-que-fazer.html#.UfZwz9K-qfU


Cachorro salva bebê abandonado
por mãe em rua de Curitiba

Recém-nascido foi deixado na rua na noite mais fria do ano
Do Jornal da Record

O barulho feito pela cadela Laila acordaram os vizinhos, que conseguiram socorrer a criança. O bebê recebeu o nome de Carol pelas enfermeiras do hospital. De acordo com o hospital, a menina apresentava um quadro de hipotermia leve. Os exames mostram que ela tem quadro estavel. Os médicos acreditam que o bebê tinha acabado de sair do hospital quando foi abandonado.
Mãe abandona bebê recém-nascido em rua da capital paranaense na noite mais fria do ano.
Os latidos de Laila que alertou os vizinhos do ocorrido. A criança passa bem e virou o xodó da enfermaria.
Fonte | Foto: http://rederecord.r7.com/video/cachorro-salva-bebe-abandonado-por-mae-em-rua-de-curitiba-pr--4df2ac2ab51a686a13b77b0f/
 Cadela Laila salva bebê em Curitiba
Fonte | Foto: http://lili-gata.blogspot.com.br/2011/06/cadela-salva-bebe-em-curitiba.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário