terça-feira, 2 de abril de 2013

2 de Abril Dia Mundial de Conscientização do Autismo - Festa Azul 2013



A ONU estabeleceu o dia 02 de Abril como o dia Mundial da Consciência do Autismo, para reafirmar o compromisso com a inclusão e defesa dos direitos dos autistas.
Autismo é um Transtorno Global de Desenvolvimento, também chamado de Transtorno do Espectro Autista, caracterizado por alterações significativas na comunicação, na interação social e no comportamento da criança. Essas alterações levam a importantes dificuldades adaptativas e aparecem antes dos 03 anos de idade, podendo ser percebidas em alguns casos já nos primeiros meses de vida. As causas ainda não estão claramente identificadas, porém já se sabe que o autismo é mais comum em crianças do sexo masculino e independente da etnia, origem geográfica ou situação sócio econômica.
O dia 02 de Abril é um dia especial para dar evidência à luta por Políticas Públicas efetivas e abrangentes, que garantam o direito das pessoas com autismo de se desenvolver, preservar sua identidade e garantir sua plena inclusão e participação na sociedade, além de combater os esteriótipos nocivos e preconceituosos.
A cor azul foi escolhida como cor tema  da campanha. Várias manifestações foram realizadas ao redor do mundo, como por exemplo:  monumentos históricos foram iluminados de azul, as pessoas foram convocadas a vestir uma peça de roupa azul, tirar fotos dessas manifestações e publicá-las em seus blogs e redes sociais, e-mails e mensagens virtuais foram escritas em azul e o logo da campanha circulou pelas redes sociais!
O Conselho Tutelar de Itanhaém também participou da campanha, para isso no dia 02 de Abril, as conselheiras compareceram ao Programa Cuidar (CAPS Infantil), vestidas de azul, o ambiente foi todo decorado com balões azuis uma festa em comemoração para os pacientes do CAPS Infantil e Abrigo Conviver & Aprender. Confiram as fotos: 



Mães de Crianças Autistas, Conselheiras Tutelares, 
Abutre's M.C. Litoral-Itanhaém e 
Funcionários do Programa Cuidar

Nenhum comentário:

Postar um comentário