segunda-feira, 8 de julho de 2013

09 de julho Revolução Constitucionalista de 1932


Revolução Constitucionalista é também chamada de outras maneiras como Guerra Paulista ou Revolução de 1932 e foi um grande movimento que aconteceu no Brasil, na verdade um movimento armado. A revolução constitucionalista aconteceu de julho a outubro do ano de 1932 e ela aconteceu por que a cidade de São Paulo queria derrubar o grande governo de Getúlio Vargas e com isso ter uma nova constituição para o Brasil. Com isso a guerra contra o terror começou, pois sempre que se envolve política é preciso ter certo cuidado. A data que deu início a essa revolução é marcada pelo dia nove de julho e é uma data muito importante para a cidade de São Paulo.



Fonte / Fotos: http://www.dicafatal.com/revolucao-constitucionalista/
“Só os mortos conhecem o fim da guerra.” ―Platão 
“Não sei quem disse que somente os mortos vêem o final da guerra. Eu vi o final da guerra, 
a questão é: poderei viver de novo?” ―Entre Irmãos 
Fonte: Frases http://kdfrases.com

Monumento aos Heróis da Revolução Constitucionalista de 1932 no Cemitério da Saudade, em Campinas.


Com um governo provisório, mas de amplos poderes, Vargas fechou o Congresso Nacional, aboliu a Constituição e depôs todos os governadores. Insatisfeita, a população iniciou protestos e manifestações, como a do dia 23 de maio de 2013, sendo que está de 1932 terminou num conflito armado. A revolução então acabou eclodindo no dia 9 de julho, sob o comando dos generais Bertolo Klinger e Isidoro Dias.

O levante se estendeu até o dia 2 de outubro de 1932, quando os revolucionários perderam para as tropas do governo. Mais de 35 mil paulistas lutaram contra 100 mil soldados de Getúlio Vargas. Cerca de 890 pessoas morreram nos combates. Getúlio Vargas permaneceu no poder até 1945, mas já em 1934 era promulgada uma nova Constituição dando início a um processo de democratização. 
Sinal de que o sangue paulista não foi derramado em vão. Fonte: internet - texto

Nenhum comentário:

Postar um comentário