quinta-feira, 5 de junho de 2014

Lançamento de Programa de Equoterapia

TRATAMENTO – A cerimônia acontece a partir das 10 horas, na Avenida Conceição de Itanhaém, 2.450, no Jardim Coronel

O lançamento oficial do Programa Municipal de Equoterapia Desenvolvendo a Vida, acontecerá nesta quinta-feira (5), a partir das 10 horas, no Jardim Coronel (Avenida Conceição de Itanhaém, 2.450). O programa faz uso de cavalos para o tratamento de pessoas com mobilidade reduzida e atraso no desenvolvimento. Iniciativa contribui para a evolução de crianças e adultos com deficiência motora e intelectual.

As atividades são direcionadas a alunos das escolas municipais e usuários do Centro de Reabilitação Municipal (CRM) que passarão a usufruir das técnicas inseridas no primeiro Programa Municipal de Equoterapia, realizado em parceria com a Hípica Itanhaém.
O tratamento não promete cura, mas auxilia no trabalho de recuperação e facilita a autoconfiança da pessoa com deficiência. E com a implantação do projeto, a Prefeitura de Itanhaém oferecerá atendimentos gratuitos acompanhados de uma equipe formada por fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudióloga e educador físico.
Antes disso, o beneficiado passará por avaliações da equipe multidisciplinar que definirão o tratamento correto para cada usuário do serviço. As atividades acontecerão semanalmente com auxílio de dois cavalos em um tempo de até 30 minutos, além do acompanhamento de profissionais e equipamentos de segurança, como o capacete apropriado para a prática do exercício.
OS BENEFÍCIOS DA EQUOTERAPIA – Mas por que o cavalo e não outro animal qualquer? O cavalo é utilizado como um instrumento de reabilitação devido ao movimento rítmico e repetitivo que ele produz, ajudando a melhorar o tônus muscular (ligeira contração que apresenta o músculo em repouso), equilíbrio, postura, coordenação e habilidades cognitivas.
O tratamento é eficaz porque o cavalo possui um passo semelhante ao caminhar humano. O dorso do animal envia impulsos via medula espinhal ao cérebro do praticante e essas informações, que são semelhantes ao caminhar humano, colaboram no aprendizado, reaprendizado ou correção do modo de andar.






Fonte: http://www.itanhaem.sp.gov.br/noticias/2014/maio/Lancamento_Programa_Equoterapia_adiado_para_dia5_junho.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário