![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjq-iN3TktOoyGAhDdXaptlqFkVxGqnnSqTn88nxzhUMOMy3e0xa4TyoHph-n6axrJ5cIy6jkzTFW1CU1opJiaw_JGcqX5ZKOHFaTGSEqGHoH-c7xmx5jjoFAEuTFVVMVm8OYJk0Fd46exH/s1600/14112215922_7084962c10.jpg)
Diz um velho ditado que a vida costuma imitar a arte e vice-versa. No caso dos alunos da E.M. José Teixeira Rosas, localizada na área rural de Itanhaém, a vida procurou realmente imitar a arte nos mínimos detalhes. É que os estudantes reproduziram nas paredes da escola as famosas obras do artista plástico Romero Britto, reconhecido mundialmente, como parte de um trabalho escolar.
O projeto, desenvolvido por alunos do 6º ano a 8ª série, estuda a vida e as obras criadas a partir de cores vibrantes e composições ousadas do pintor brasileiro. O resultado foi muito além do esperado. Após estudar a carreira, alunos colocaram em prática o que aprenderam no trabalho que discute as raízes e as formas de criação do pintor pernambucano.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhqAO7Lxw_AanMHt3RKPtp4hOf-VOoxLRhuXU1Q04uOZHLz1BUltziQMv9QAACquh_xvpNkzTdkdiwRQMvbv9dHP-rPQdv1PYma1-J_ezJAFubHjiDEt4BAC0A-VtfwwbI3U5uJHC0Ex5Sj/s1600/14115288545_251b5ac12a.jpg)
Em exposição constante, o trabalho serve também de inspiração para alunos que já pensam na arte como uma possível profissão. “Gostaria de conhecer o artista. Isso mostra que com dedicação podemos alcançar qualquer objetivo. O sucesso de um pintor brasileiro vivo é um grande exemplo. Com o desenho, o nosso trabalho na escola será sempre lembrado”, conta o estudante do 7º ano, Leandro Garden, de 12 anos, que pensa em um dia conhecer o autor das obras. “Se ele estivesse na minha frente faria muitas perguntas, mas tenho medo de ficar nervoso”, brinca o menino.
A professora Marileia Casadei destaca, no entanto, que a expansão das obras rendeu reconhecimento mundial ao artista. “Muito dos pintores só são reconhecidos depois que morrem, diferentemente de Romero que está no auge. Outro ponto interessante é que muitos alunos se identificam com o artista por ele ser brasileiro”.
O trabalho, que teve como base informações de livros e internet, está ajudando estudantes em outras matérias. “Professores me relataram que alguns alunos estão mais atenciosos e disciplinados nas aulas. Isso ajuda também no rendimento escolar”, destaca Marileia.
“As formas me chamaram a atenção porque ele pega um pintura antiga e transforma numa obra linda com cores que deixam o desenho com vida. Fiz três desenhos no muro da escola esse ano. Essas atividades me ajudaram a prestar mais atenção nas aulas, tornando as matérias mais interessantes”, conclui a aluna da 8ª série, Marianna F. da Silva, de 14 anos.Fonte: http://www.itanhaem.sp.gov.br/noticias/2014/maio/Alunos_pintam_obras_Romero_Britto_muro_escola_sonham_conhecer_artista.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário